O Instagram é uma rede social que fica a cada dia mais próxima do Facebook, mas isso não quer dizer que ela não tem suas diferenças e peculiaridades, a maior diferença entre ambas as redes sociais está na forma que os usuários as utilizam e consomem conteúdo e isso é um ponto chave na hora de trabalhar com o Instagram.

Diferença entre formatos

O formato comercial só foi inserido no Instagram anos depois da compra pelo Facebook, isso acabou interferindo na forma como as empresas chegaram no Instagram e se relacionaram com as pessoas. Basicamente, no Facebook nós utilizamos posts em formatos comerciais para informar e converter nosso público-alvo, já no instagram esse tipo de publicação não costuma a ter um desempenho bom. Isso não quer dizer que você deve ignorar a rede social, mas mudar um pouco a comunicação.

Backstage – O que acontece no seu dia-a-dia

O Instagram foi criado para ser uma rede social onde as pessoas pudessem compartilhar fotos de acontecimentos diários, isso acabou criando grande intimidade entre os usuários. Pela primeira vez, amigos e conhecidos estavam acompanhando o dia-a-dia deles, fãs estavam sabendo o que seus ídolos faziam e que estilo de vida possuíam.

Quando as empresas descobriram o Instagram a sua comunicação precisou se adaptar a este padrão, mostrar o que existe por trás de seu logotipo e como era composta a sua rotina. Inicialmente, muitos tiveram problemas para se adaptar, mas um potencial enorme se abriu as marcas. Agora é possível fazer o consumidor se aproximar da sua empresa pelos seus ideais, hábitos e estilo de vida e, além disso, ele consegue acompanhar o seu desenvolvimento e aos poucos se tornar fiel a sua empresa.

Como produzir o conteúdo?

1. Equipamento adequado
Como o Instagram é uma rede social baseada no compartilhamento de fotos, é necessário utilizarmos um equipamento adequado para manter sempre a qualidade. Atualmente, os Smartphone de faixa mediana já possuem câmeras excelentes para esta tarefa.

2. Crie o hábito
Esse é o passo mais difícil quando iniciamos o trabalho com o Instagram, afinal você precisa criar o hábito de registrar momentos interessantes e que façam o seu público-alvo interagir com você. A frequência vai depender de você, mas tente encontrar pelo menos um momento por dia para registrar e postar.

3. Hashtags
Muitas pessoas utilizam esse recurso do Instagram sem planejar muito, isso porquê não entendem muito bem como ele funciona. No Instagram as hashtags (#) servem para descobrir e filtrar postagens, é assim que os usuários te descobrem. Sempre faça a publicação utilizando hashtags relacionadas a sua área e aos seus serviços e produtos.