Quando iniciamos o trabalho de otimização para mecanismos de buscas (SEO) em um novo site, é comum que o cliente ou a pessoa que produz os textos ficarem confusos com os direcionamentos necessários para que os artigos possam contribuir para o posicionamento orgânico.

Por conta disso, separamos algumas dicas legais para você criar textos de alta qualidade para mecanismos de buscas e pessoas.

1. Escolhendo as palavras-chaves

Ter em mente as palavras-chaves que serão utilizadas antes de criar o texto é essencial, além de priorizar uma delas na criação dos textos. O ideal é você não repetir as mesmas palavras-chaves e sim complementa-las, por exemplo: Marketing, Marketing digital, Especialistas em Marketing e etc.

2. Criando relevância para o texto

“O Google não lê, ele calcula.”

Essa é frase é responsável por guiar nossos trabalhos de SEO, para o Google e outros mecanismos de buscas entenderem o que há em seu artigo e sua relevância, eles utilizarão uma série de indicadores, são eles:

– A quantidade de texto: O ideal é que seu texto possua entre 300 e 500 caracteres.

– A repetição das palavras-chaves: A sua palavra-chave precisa aparecer de 3 a 5 vezes em seu texto.

– O título do seu texto: É ideal que a sua palavra-chave principal apareça no início do texto.

– Links para outros textos: Os mecanismos gostam quando você cria links entre o seu artigo com conteúdo do próprio site e de sites de terceiros.

No entanto, é preciso lembrar que exagerar nesses pontos é tão ruim quanto não utiliza-los. Repetir a mesma palavra-chave em toda frase ou criar textos com mais de 800 caracteres é um erro comum que nos deparamos em nosso dia-a-dia.

3. Priorizando o leitor

Muitas pessoas e empresas esquecem dos leitores quando criam artigos ou textos para um site, isso acontece quando os mecanismos de buscas são priorizados. Esse erro é grave, pois se o seu texto estiver otimizado e a página possuir relevância no buscador, a pessoa irá clicar no link e se deparar com um texto sem nexo ou desinteressante, causando assim uma péssima impressão e até mesmo no final da visita.

Para evitar isso, separamos algumas dicas para o seu texto possuir relevância para as pessoas, são elas:

– Começo, meio e fim: Essa dica é válida desde a escola, não esqueça de colocar introdução e conclusão em seus artigos.

– Tópicos e listas: Quando nos deparamos com um bloco massivo de texto, imediatamente perdemos o interesse. Os tópicos e listas tornam a leitura agradável e rápida.

– Contexto das palavras-chaves: Inserir palavras-chaves sem contexto no meio do texto criam um ruído de comunicação, então pense em qual contexto adicioná-las.

– Utilize parágrafos: Os parágrafos ajudam a quebrar o bloco de texto e facilitam a leitura.

Textos de alta qualidade

Possuir um texto altamente otimizado é apenas um dos pontos para melhorar seu desempenho nos mecanismos de buscas, o número de cliques, a duração da sessão e a quantidade links para ele são outros pontos fundamentais.

Por conta disso, precisamos encontrar uma maneira de agradar tanto buscadores quanto pessoas.