Muitas empresas acabam falhando logo nos primeiros anos de existência por conta de uma identidade visual ineficaz. Especialistas apontam que, o logotipo, bem como outros elementos fazem toda a diferença no sucesso de um empreendimento.

Afinal de contas, é justamente isso que irá representar todos os valores, missão e objetivos do negócio. Se a identidade for fraca, ou até mesmo não existir, as chances dos clientes não adotarem a marca são extremamente altas.

Tenha em mente que a divulgação é uma das chaves do sucesso de qualquer empresa. Independentemente do porte ou segmento. Por isso que o logotipo se faz tão importante.

Mas afinal, o que é identidade visual e logotipo?

Antes de falar sobre a importância da identidade visual e do logotipo, é importante deixar claro o que são esses dois conceitos. Apesar de serem essenciais para o sucesso de qualquer empresa, pois auxiliam na divulgação, muita gente não faz ideia do que eles sejam.

A identidade visual de uma empresa nada mais é do que um conjunto de elementos que apresentam, visualmente e de maneira sistematiza, o conceito do negócio. Ela também é utilizada para representar produtos e serviços.

Já o logotipo, é um arranjo de letras e elementos gráficos que é responsável por identificar prontamente o negócio para os clientes. Ele é um dos componentes da identidade visual.

Porque a sua empresa precisa ter um logotipo?

A criação de um logotipo, bem como da identidade visual de uma empresa, é um processo que nem sempre é feito com seriedade. Muitas empresas deixam de investir nesses elementos, o que acaba prejudicando o seu desempenho.

Isso porque, na maioria das vezes, a falta de uma elaboração eficaz faz com que o negócio não transmita credibilidade e profissionalismo. O que acarreta a falta de confiança dos clientes.

Criar um logotipo é importante, no sentindo de transmitir de maneira eficaz o conceito da sua empresa, produto ou serviço. É a partir desse tipo de elemento que você começará a criar uma relação de confiança com os seus consumidores.

Outro motivo que mostra a importância desse elemento é o fato dele servir para te destacar entre a concorrência. Basta usar como exemplo grandes que já estão na memória dos consumidores, devido as suas logos icônicas.

Qualquer pessoa pode criar um logotipo?

Atualmente, com o lançamento de ferramentas de designs para o grande público, criou-se essa ideia de que qualquer pessoa pode criar um logotipo. Acontece que esse é um processo bem mais complexo.

Não basta simplesmente juntar elementos gráficos e letras para criar um logo que represente fielmente a identidade visual de um negócio. É necessário estudar à fundo a empresa, marca ou produto e, com base nisso, desenvolver todo um conceito.

Sendo assim, tanto o logotipo quanto a identidade visual precisam ser criados por profissionais capacitados. Apenas dessa forma será possível ter um trabalho de qualidade, que realmente transmita a essência da sua empresa.

Outro problema comum dessas ferramentas é que muitas pessoas têm acesso aos mesmos elementos gráficos, sendo assim, se uma outra empresa do seu segmento utilizar elementos iguais ou parecidos e efetuar o registro da marca no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), o prejuízo será enorme para a sua empresa.

Quer mais dicas como essa para fomentar o seu negócio? Siga a gente nas redes sociais e receba as novidades.