O funil de vendas é uma ferramenta utilizada no marketing digital que facilita a criação de estratégias para a geração de leads.

Basicamente, ele é uma representação das etapas pelas quais o cliente passa até o fechamento de uma compra.

Com o funil de vendas, é possível tomar as melhores decisões e aproveitar as melhores oportunidades, desde o momento que o lead entra em contato com a sua marca, até a concretização da venda.

Por isso, conhecê-lo e aplicá-lo no seu negócio é importante, uma vez que essa ferramenta de marketing digital pode ajudá-lo a desenvolver uma estratégia assertiva, que fomente ainda mais os seus resultados.

Confira a seguir quais são as etapas que compõem o funil de vendas e aprenda como usar essa ferramenta a favor do seu negócio.

Quais são as etapas do funil de vendas?

O funil de vendas é dividido em três etapas principais. Em cada uma delas é necessário elaborar ações pontuais que fomentem a geração de leads. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas.

• Topo de Funil
O Topo de Funil é onde os seus possíveis leads descobrem que possuem algum problema ou necessidade que precisa de uma solução. Essa consciência é despertada depois que eles têm um primeiro contato com a sua marca ou empresa.

Nesse momento o seu papel é fornecer conteúdos de qualidade que ajudem os visitantes a se tornarem leads.

• Meio de Funil
O Meio de Funil, por sua vez você já está em contato com os leads. Eles, por sua vez, agora estão em busca de soluções para suas demandas.

Eles ainda não sabem ao certo como fazer isso, mas, estão buscando conhecimento para tomar a melhor decisão.

A sua função é ajudá-lo a encontrar essa solução por meio de dicas e conteúdos de orientação. Aqui ainda não é o momento de vender algo, mas de qualificar esses leads para gerar oportunidades de venda.

• Final de Funil
É nesse momento que os leads realmente se tornam oportunidades de vendas. Agora eles estão mais cientes de seus problemas e como solucioná-los e é o momento ideal para a sua equipe de vendas entrar em ação.

Por conta das etapas anteriores do funil de vendas, agora você já estabeleceu uma relação de confiança com eles. Logo, poderá mostrar que é a melhor escolha para sanar as necessidades deles.

Como usar o funil de vendas no seu negócio?

Para usar o funil de vendas no seu negócio, você terá que analisar com calma toda a jornada de compra dos seus clientes.

Para isso, é necessário entrar em contato com potenciais clientes para saber todas as suas necessidades.

Também é preciso definir as etapas e a melhor abordagem a ser realizada em cada uma delas. Afinal, é preciso levar em conta o momento do consumidor em sua trajetória de compra.

E, claro, você terá que avaliar os resultados das suas estratégias, até mesmo para ver o que está dando certo e o que precisa ser descartado.

Somente dessa forma será possível aperfeiçoar seu funil de vendas para obter sempre os melhores resultados.

Conclusão

O funil de vendas é uma ferramenta chave para qualquer marca que deseja se destacar na web e aumentar as vendas. Por isso, não deixe de aplicar ele no seu negócio!

Ficou com alguma dúvida? Então aproveite para deixar o seu comentário!