O Inbound marketing para e-commerce é uma excelente ferramenta de potencialização de negócios.

Isso porque esse conjunto de estratégias permite a realização de um estudo sobre o comportamento dos consumidores.

Dessa maneira, é possível entender todos os passos do seu público durante a jornada de compra. E com base nessas informações, é possível criar novas ações que ajudem a aumentar a geração de leads (clientes em potencial) bem como fidelizar aqueles que já compraram na sua loja virtual.

Para entender mais sobre o assunto, continue lendo esse post e descubra a importância de implementar essa estratégia de marketing digital no seu e-commerce e como fazer isso do jeito correto.

Confira!

Importância da jornada de compra e do funil de vendas no Inbound Marketing para e-commerce

Jornada de compra e funil de vendas são dois conceitos igualmente importantes quando se fala em Inbound Marketing para e-commerce.

O primeiro deles diz respeito ao processo que o cliente leva desde o momento que entra na sua loja até a finalização da compra.

Ao entender esse processo, fica mais fácil melhorar certas etapas ou ajudar o cliente e avançar nele. Por exemplo, digamos que ele ainda está em dúvida se determinado produto pode realmente solucionar o problema dele. Você pode usar posts para mostrar todos os diferenciais do item, estimulando que o cliente o compre.

O funil de vendas, por sua vez, nada mais é do que um método que mostra cada etapa do cliente na jornada de compra. E as etapas do funil de vendas basicamente são quatro:

  1. Atrair;
  2. Relacionar;
  3. Converter;
  4. Pós-venda.

E como esses dois conceitos são úteis dentro do Inbound Marketing para e-commerce?

Basicamente, eles servirão de guia para orientar as suas estratégias, permitindo que você consiga melhores resultados no seu negócio. Sem eles, dificilmente você traçará um plano de ação realmente eficaz e assertivo para o seu empreendimento.

Como usar o Inbound Marketing para e-commerce?

Para usar o Inbound marketing para e-commerce, antes de mais nada você precisa ter um planejamento. É através dele que você saberá exatamente quais metas quer alcançar, quais ferramentas serão utilizadas para isso.

Somente então você poderá usar as suas estratégias. Entre as mais comuns estão:

Blog de nicho

O blog de nicho irá ajudar no fornecimento de informações de qualidade aos consumidores, de modo que a jornada de compra seja menor e mais eficiente.

Redes sociais

As redes sociais se tornaram poderosas aliadas de atração de clientes. Através delas, é possível ampliar ainda mais o alcance do seu e-commerce, e ainda estabelecer um canal de contato direto com os consumidores.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma excelente estratégia de fidelização. Isso porque, através dele você pode mandar conteúdos direcionados, para consumidores em diferentes etapas do funil de vendas.

Newsletter

A Newsletter também é uma ferramenta de Inbound marketing para e-commerce. Com ela, você pode manter os consumidores sempre informados sobre as novidades da sua loja virtual.

Além disso, ela também pode auxiliar e muito no processo de relacionamento e fidelização, uma vez que é possível fornecer conteúdos atrativos.

Entender o Inbound marketing para e-commerce e começar a aplicá-lo no dia a dia do seu negócio fará toda a diferença. Além de entender melhor os hábitos dos seus consumidores, será possível traçar ações para melhorar os seus resultados.