Quando se fala em inteligência artificial no marketing uma coisa é certa. Ela tem gerado muitas novidades interessantes com o intuito de promover resultados melhores e mais assertivos nesse segmento!

E são tantas inovações sendo lançadas quase diariamente, que cada vez mais é possível ver essa tecnologia sendo usada de diferentes formas no marketing.

Mas, caso ainda não tenha conseguido visualizar essa relação entre o marketing e a inteligência artificial, continue lendo esse post e confira algumas das inovações que a IA tem gerado no marketing e como ela vem impactando esse meio hoje em dia.

Inovações da inteligência artificial no marketing: Conheça as principais

A inteligência artificial vem lançando novidades e promovendo melhorias em diferentes áreas. E no marketing não é diferente. Dentre as inovações que a IA já promoveu nesse meio, estão:

Pesquisas por voz

Uma das principais utilizações da inteligência artificial no marketing é a pesquisa por voz. Segundo um levantamento feito pela Behshad Behzadi da SMX West, 55% dos jovens e 41% dos adultos já usam esse recurso no dia a dia.

E a tendência é que esse hábito cresça ainda mais. Por isso, é importante que os times de marketing também otimizem os conteúdos e campanhas para serem buscadas por voz.

Uso de chatboots como inteligência artificial no marketing

Os chatboots já estão consolidados dentro do marketing. O Facebook já até conta com um sistema próprio, e o mercado de soluções do gênero está crescendo rapidamente.

Isso porque esse tipo de recurso tem otimizado o atendimento, bem como oferece uma experiência de compra mais ágil para os consumidores.

Pesquisa e previsão de comportamentos de consumidores

Mais uma das maneiras de utilização da inteligência artificial no marketing é para a pesquisa e previsão de comportamentos dos consumidores. Atualmente, já existem sistemas que conseguem identificar tudo que o cliente faz, seja em um ambiente online ou físico.

Quanto tempo ele passa em uma página ou gôndola, quais os produtos mais consumidos, a forma de pagamento preferida entre outras coisas. E com base nisso a própria IA já indica produtos, melhora o processo de venda e entrega promoções.

Compra de mídia programática

Outra forma de uso da inteligência artificial no marketing é na compra de mídia programática. Atualmente, por meio da machine learning, esse tipo de tecnologia consegue indicar anúncios personalizados conforme o seu público-alvo, demanda ou objetivo.

Com isso, os resultados de campanhas e o nível de engajamento só crescem. Consequentemente, as marcas acabam tendo um retorno sobre investimento muito melhor.

Isso porque a IA consegue apontar quase que com exatidão quais tipos de anúncios vão gerar mais resultados. Claro que essa tecnologia ainda não está totalmente calibrada, mas já é possível melhorar e muito o uso da mídia programática por meio da inteligência artificial.

Integração com Internet das Coisas

Essa é uma tendência de inteligência artificial no marketing que também já está em funcionamento, mas que deve ser aperfeiçoada ainda mais. Atualmente, já existem aparelhos que usam IoT em conjunto com IA, para otimizar as compras dos consumidores.

É o caso, por exemplo, das geladeiras smart. Esses eletrodomésticos conseguem identificar quando os alimentos estão acabando, e já indicam a lista de compras que o usuário precisa realizar.

E alguns até mesmo enviam o pedido para os supermercados com os melhores preços da região. Depois, o consumidor recebe os itens que precisa em casa, sem nem ter precisado pensar em fazer compras.

A tendência é que o uso da inteligência artificial no marketing cresça cada vez mais. Para você, forma de utilização dessa tecnologia promete dar mais frutos? Deixe nos comentários!