As tendências de UX Design (User Experience) envolve, todo tipo de interação que um usuário faz em um site, aplicativo ou software. E esse é um dos pilares para qualquer empresa que deseja aumentar o tempo de permanência de usuários em suas páginas na web.

Agora você deve estar se perguntando: Mas por que devo me preocupar com isso?

A resposta é simples. O tempo que uma pessoa permanece em um site é um dos aspectos que o Google considera em seu processo de ranqueamento.

Sendo assim, é importante buscar meios para melhorar esse ponto no seu negócio. E para lhe ajudar nesse sentido, separamos algumas tendências de UX Design que você pode implementar na sua empresa. Confira!

Tendências de UX Design: Mobile First

Atualmente, segundo dados do ​CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), cerca de 49% acessam a internet apenas pelo smartphone, enquanto 4% usam a web pelo PC, 47% utilizam ambos.

Logo, uma das tendências de UX Design é focar no desenvolvimento de sites e soluções com foco no uso em dispositivos mobile.

Nesse sentido, uma dica é sempre verificar se o seu site é responsivo. Assim, ele poderá ser acessado de qualquer lugar, sem perder a qualidade do que está sendo mostrado.

Micro interações

Mais uma das tendências de UX Design são as microinterações. Ícones, reações, animações, coisas do gênero, tudo isso aumenta e muito o tempo de permanência dos usuários em espaços digitais.

Uma das provas disso é a quantidade de tempo que as pessoas passam nas redes sociais, onde esse tipo de interação existe em grande volume.

Tendências de UX Design: Apps

Os aplicativos se tornaram um verdadeiro sucesso entre os usuários. E para os próximos anos a tendência é que eles se tornem ainda mais fortes quando o assunto é UX Design.

Isso porque, se bem desenvolvidos, eles conseguem otimizar as interações dos usuários. Por meio dessas aplicações sua marca pode trazer um grande volume de informações para os consumidores.

E ainda por cima, é possível desenvolver mais um canal de contato direto entre a sua empresa e os clientes! Então vale à pena investir nesse tipo de solução.

Tipografias

Mais uma das tendências de UX Design são as tipografias criativas, mas, que continuem sendo confortáveis aos olhos. O desenvolvimento de fontes exclusivas pode ajudar diretamente na construção de uma identidade única para a sua marca.

Além disso, também pode otimizar o nível de interações, dependendo da localização de cada tipografia. Esse é um detalhe que muitas vezes é deixado de lado na hora de desenvolver sites, apps e softwares.

Contudo, ele tem um grande peso, principalmente para os usuários que acessam as soluções pelo smartphone. Inclusive, é preciso ter muito cuidado em relação ao tamanho, cor e responsividade das fontes, de modo que o usuário tenha a melhor experiência.

Blocos interativos

Os blocos interativos também são uma das tendências de UX Design. Esses componentes animados podem aumentar o nível de interação e engajamento, além de deixarem o site ou app mais dinâmicos.

Além disso, outro diferencial é que o diálogo com o consumidor também aumenta. Afinal de contas ele será condicionado a ter uma resposta imediata a ação que o bloco promoveu.

Essas são algumas das principais novidades quando o assunto é UX Design. Ficar por dentro dessas tendências é essencial para qualquer marca que deseja se destacar, e também melhorar os resultados dentro da web.

Gostou de saber das tendências de UX Design? Quer ficar por dentro de mais novidades? Então não deixe de nos seguir nas redes sociais.