As estratégias de inbound e outbound marketing são amplamente utilizadas em muitos empreendimentos hoje em dia. Contudo, muita gente sente dificuldade em trabalhar com elas de maneira equilibrada.

E isso geralmente acontece por uma única razão. Muitas marcas ainda insistem em aplicar essas abordagens de maneira individualizada. Quando, na verdade, é convergindo essas estratégias que os resultados gerados se tornam cada vez mais eficientes.

Se você está com dificuldade em aplicar o Inbound e outbound marketing de forma equilibrada em seu negócio, continue lendo esse post e confira algumas dicas que separamos e que podem ajudar você nesse sentido.

Dicas para encontrar o equilíbrio entre inbound e outbound marketing

Para encontrar o equilíbrio entre inbound e outbound marketing, uma das dicas que você precisa adotar a partir de agora é:

Determine orçamentos específicos, mas leve em conta as abordagens conjuntas

A primeira coisa que você precisa fazer é fazer orçamentos específicos para inbound e outbound marketing. Entretanto, leve em consideração as ações que podem ser feitas em conjunto.

Por exemplo, colocar um outdoor na rua com uma hashtag de uma campanha nas redes sociais, é um tipo de ação que mescla as duas abordagens. Mesmo os gastos sendo do outbound, os resultados serão no inbound.

Não tente usar fórmulas prontas de inbound e outbound marketing

Não existe uma fórmula pronta de inbound e outbound marketing que seja adequada para todos os tipos de empresa. Cada marca terá necessidades e objetivos específicos que precisam ser levados em consideração.

Então não tente usar uma receita de bolo para o seu negócio. Você só terá sucesso com essas estratégias se testar e aperfeiçoar o seu planejamento constantemente.

Mensure o inbound e outbound marketing

Apesar da mensuração ser mais fácil no inbound, você também pode ter estimativas bem próximas com no outbound. E todas essas métricas precisam ser consideradas no seu dia a dia.

É através da análise desses dados que será possível entender quais ações estão dando certo e quais precisam ser modificadas. E não avaliar os resultados das suas estratégias é um grande erro.

Use ações pagas e orgânicas em conjunto

Outra dica sobre como achar o equilíbrio entre inbound e outbound marketing é usar ações pagas e orgânicas em conjunto.

Se você realmente quer ter resultados sólidos, precisa investir em abordagens diferenciadas.

Um anúncio no Instagram será benéfico por ser massivo. Ou seja, ele será entregue a milhares de usuários, dependendo do tipo de campanha que foi paga.

Por sua vez, produzir conteúdo para o blog da marca, será útil para informar e educar os possíveis leads que tenham chegado até o espaço, por meio do anúncio. Essas pessoas deram o primeiro passo através da estratégia paga.

Agora, cabe as ações orgânicas de produção de conteúdo conduzirem seus leads até o passo final, que é a compra. É apenas com esse trabalho em conjunto que será possível obter os melhores resultados.

Não mensurar os resultados do e-mail marketing de forma correta.

Você sabe quantos e-mails estão sendo abertos pelos clientes? Quais mensagens geram uma taxa maior de cliques? Que tipos de conteúdo aumentam a taxa de conversão da sua página?

Se você não sabe responder nenhuma das perguntas acima, provavelmente não está fazendo a mensuração do e-mail marketing de forma correta. E esse pode ser um dos motivos pelos quais você ainda não vendeu nada através dessa estratégia.

Assim como outras abordagens do marketing digital, esse método necessita da mensuração constante das mensagens e ações. É por meio da análise de métricas que será possível entender realmente como o seu planejamento está funcionando.

Por exemplo, se você possui uma taxa de abertura de e-mails e cliques alta, mas a de conversão é baixa, talvez o problema não esteja na mensagem do e-mail marketing. Na verdade, pode ser que que algum preço não esteja atrativo, ou que a pessoa até chegou a ir para o processo de finalização de compra, mas ao ver o frete desistiu.

E tudo isso você só vai saber através da mensuração das métricas.

Conte com ajuda profissional

Muitos empreendedores acham que a estratégia de e-mail marketing não necessita de um supor profissional. No entanto, essa é uma das abordagens do marketing digital que mais necessita desse tipo de auxílio.

Isso porque você está lidando com um canal de contato direto com os consumidores. Ou seja, qualquer erro que você cometer dentro desse ambiente, vai impactar seus clientes de forma direta.

Se você realmente quer ter resultados eficazes, e não gastar dinheiro à toa, é necessário contratar uma agência especializada em e-mail marketing.

Os profissionais desse tipo de prestadora de serviço farão um trabalho amplo, que envolve desde a análise do público-alvo, passando pelo estudo de linguagem e palavras-chaves, até a produção do conteúdo de maneira efetiva. Assim, você terá resultados realmente proveitosos.

Com essas dicas, será mais fácil encontrar o equilíbrio em suas estratégias de inbound e outbound marketing. Então não deixe de colocá-las em prática.