As inovações digitais, principalmente o crescimento do uso dos dispositivos mobile, mudaram completamente a forma como os consumidores se comportam, e consequentemente o mercado. Hoje, a experiência do usuário está mais valorizada do que nunca.

Mas mesmo tendo tanta relevância para as marcas, muitas ainda desconhecem o que é essa estratégia. Por isso continue lendo esse post, pois é justamente sobre ela que vamos falar. Confira!!!

O que é experiência do usuário?

A experiência do consumidor envolve todo o contato que um cliente tem com o produto ou serviço. Esse é um conceito que se tornou popular na Era Digital, mas que também é importante nos negócios físicos.

Isso porque ele trabalha questões funcionais e práticas, de modo a melhorar o modo como o seu cliente se relaciona com a sua marca. No caso dos apps e sites, por exemplo, a navegação, layout, tempo de carregamento e responsividade são alguns dos pontos que precisam ser trabalhados.

Qual sua importância?

A experiência do usuário é importante no sentido de desenvolver um relacionamento mais estreito com os clientes. Quando um consumidor compra um produto e se sente satisfeito em todo o processo, desde a compra até a entrega em casa, ele passa a valorizar mais a marca em questão e até mesmo a divulgá-la.

Além disso, esse tipo de estratégia também pode oferecer uma série de outras vantagens para o seu negócio, tais como:

  • Estimular a fidelização;
  • Aumentar a taxa de conversão;
  • Fortalecer a identidade da marca;
  • Ajudar a manter o aperfeiçoamento constante dos produtos e serviços.

Como melhorar a experiência do usuário?

Existem várias formas de melhorar a experiência do usuário dentro do seu site, loja virtual ou blog. E nós separamos algumas delas.

Destaque as CTA

CTAs são botões ou frases que condicionam os consumidores a tomarem uma atitude. Seja colocar um produto no carrinho ou até mesmo se cadastrar em um formulário.

E se você deseja tornar a experiência do usuário melhor, essas chamadas precisam estar destacadas, mas, sem poluir o visual da página.

Responsividade

A grande maioria das pessoas acessa a internet atualmente através de dispositivos móveis. Logo, não ter um site, loja virtual ou blog responsivo é fazer a qualidade da experiência do usuário cair drasticamente.

Todo mundo que deseja ter presença na web atualmente precisa ter uma página responsiva.

Cuidado com o excesso de anúncios

Anúncios são ótimas formas de chamar a atenção do consumidor e também monetizar sua página. Mas em excesso, ao invés de ajudarem eles vão prejudicar a navegação, criando uma imagem negativa para o cliente.

A experiência do usuário é um ponto crucial para o sucesso de qualquer marca nos dias atuais. Por isso é importante conhecer os seus consumidores e buscar sempre entregar a melhor experiência de compra e uso para eles.