Quer saber o que é omnichannel? Essa é uma das tendências do varejo que mais cresce atualmente.

Ela acompanha a mudança comportamental dos consumidores e vai de encontro também com a evolução tecnológica. E nesse post vamos explicar mais à fundo sobre ela, confira!

Mas afinal o que é omnichannel?

De forma simples, essa é uma tendência que se baseia na convergência de todos os canais de vendas utilizados por uma empresa. Basicamente, é como se o consumidor não tivesse qualquer diferença.

Ou seja, sua empresa consegue integrar as lojas físicas e virtuais, de maneira a conseguir explorar todas as possibilidades de negócio e exploração. E isso envolve vários tipos de estratégias.

Por exemplo, digamos que o empreendedor tenha uma loja virtual. Ele pode elaborar um layout para o e-commerce que combine com a identidade de marca

Quais as vantagens?

Agora que você entendeu o que é omnichannel, deve estar se perguntando por que essa tendência tem feito tanto sucesso. Além de ser uma demanda da própria geração de novos consumidores, ela também traz uma série de vantagens, tais como:

Otimização do processo de venda

Um dos grandes diferenciais de investir nesse tipo de estratégia é que você pode otimizar o processo de venda. Com os canais centralizados e seguindo um padrão, o consumidor consegue comprar com mais agilidade.

Inteligência integrada

Mais uma das vantagens dessa estratégia é que ela desenvolve uma inteligência integrada. Por exemplo, o cliente pode conhecer um produto através das redes sociais, fazer a compra pelo e-commerce da marca, e retirar o produto em uma loja física.

Ou seja, apesar de ele ter passado por vários canais, ele manteve a qualidade de experiência. O que com toda a certeza vai ajudar na fidelização.

Aumenta o índice de satisfação dos consumidores

Outro benefício do omnichannel é que ele aumenta o índice de satisfação dos clientes. Ter atendimentos com qualidades diferentes pode ser bem insatisfatório para os consumidores.

Quando você estabelece um padrão, deixando-o sempre excelente, independentemente do canal, as chances de o cliente sempre ficar satisfeito são bem maiores. E com isso a própria imagem da marca também se fortalece.

Facilita a gestão do negócio

Provavelmente uma das maiores vantagens do omnichannel é que isso facilita a gestão do negócio. Um dos motivos é que você consegue centralizar tudo em um único lugar. Isso porque já existem softwares de gerenciamento onde é possível, por exemplo, controlar as vendas de uma loja virtual, mas também de uma unidade física.

Outro motivo é porque ao unir os canais e padronizar tudo, você consegue automatizar muitas tarefas, e ainda reduzir despesas. E tudo isso irá contribuir para o seu negócio crescer e ter resultados cada vez melhores, uma vez que as operações estarão constantemente sendo aperfeiçoadas e sendo realizadas de maneira conjunta no dia a dia.

Agora que você sabe o que é omnichannel e todas as vantagens que essa tendência oferece, vale à pena investir nela. Você verá como os resultados do seu negócio irão melhorar!