A jornada de compra é um conceito amplamente utilizado dentro do mercado. Seja para quem tem um negócio físico ou virtual.

É entendendo e aperfeiçoando esse tipo de processo que o empreendedor pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio. Desde o aumento de vendas até a fidelização de clientes. E nesse post vamos explicar mais à fundo esse conceito tão importante para o marketing.

Mas afinal o que é jornada de compra?

A jornada de compra basicamente define as etapas que levam um cliente desde a identificação de um produto até a sua compra efetiva. Para identificar em que estágio ele se encontra, são utilizadas uma série de técnicas, incluindo a busca de palavras chaves.

Ao identificar em que etapa o cliente em potencial se encontra, a marca consegue ter mais facilidade em estimular essa pessoa a realmente fechar a venda.

Como funciona?

A jornada de compra funciona por meio de fases. Cada uma delas representa um “passo” do consumidor no processo de fazer uma compra.

E cada um desses estágios tem suas características próprias. São elas:

Consciência ou descoberta

Nessa etapa o consumidor ainda está descobrindo as suas necessidades. Ele tem curiosidade sobre determinado produto, serviço ou tema, e está buscando por informações que possam auxiliar nesse processo de se informar.

Por conta disso, as estratégias nessa fase devem ser focadas em fornecer dados que auxiliem o consumidor a entender as próprias necessidades.

Reconhecimento

Nesse estágio da jornada de compra o consumidor já tem plena consciência sobre suas necessidades

E já está em busca de informações mais aprofundadas. O objetivo dele é organizar as ideias e informações para então tomar uma decisão.

Já nessa etapa, o foco deve ser justamente em fornecer informações mais aprofundadas que ajudem nesse processo de organização.

Consideração

Nessa terceira etapa da jornada de compra o cliente em potencial já identificou todas as possíveis soluções para o seu problema. Contudo, ele ainda está decidindo qual delas é a melhor.

Por conta disso ele começará a comparar e considerar todas. Aqui as campanhas e conteúdos já devem apresentar os diferenciais do produto ou serviço que você quer vender.

Você precisa comprovar que a sua solução é a melhor.

Decisão de compra

A fase de decisão de compra, como o próprio nome diz, é onde o cliente finalmente irá optar por uma das soluções que pesquisou. Nesse caso, o seu foco deve ser em fornecer as informações, atendimento ou até mesmo espaço para que a pessoa consiga ver que o seu produto ou serviço é o melhor.

Para isso, você pode investir em diferentes estratégias. Uma delas seria permitir que o cliente em potencial teste a sua solução de forma gratuita por um tempo. Assim, ele poderá ver todos os recursos funcionando. Outra possibilidade é dar um desconto para a compra, mas existem várias outras.

Entender e aplicar o conceito de jornada de compra é importante para qualquer negócio que queira melhorar seus resultados.