Nos dias de hoje, a pensar na Experiência Mobile é indispensável para qualquer empreendedor que deseja garantir um bom alcance dentro da web. Segundo a pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), cerca de 71 milhões de brasileiros acessam a web pelo celular.

Além disso, a Google Getting Things Done on Mobile, cerca de 40% dos usuários fazem toda a jornada de compra através de dispositivos móveis. Desde a pesquisa de produtos, até a compra em si.

Logo, se você não tem um site que oferece uma Experiência Mobile completa e de qualidade para o usuário, provavelmente está perdendo clientes e ainda prejudicando a sua imagem na web.

Como garantir uma Experiência Mobile de qualidade para o usuário?

Se você deseja garantir a melhor Experiência Mobile para o usuário, é importante entender que a mobilidade não está conectada apenas aos dispositivos móveis, como celular e tablet. Os consumidores como um todo estão em constante movimento.

Hoje as pessoas consomem internet em qualquer lugar. E por conta disso, você precisa pensar em maneiras de otimizar esse tipo de acesso.

Por exemplo, hoje a média de tempo que uma página demora para carregar é de 15,3 segundos em um dispositivo mobile. Qualquer segundo a mais do que esse tempo já é encarado de forma negativa pelos consumidores.

Além disso, é preciso levar em consideração os diferentes formatos de tela. Tudo isso irá impactar de forma negativa ou positiva os usuários. Por isso, é importante que você pense em alguns aspectos importantes:

  • Quantidade de etapas

Quanto menor for a quantidade de etapas para um usuário concluir uma compra melhor. Se você inserir muitos passos, as chances de ele desistir no meio do caminho são grandes.

Uma marca grande que vem otimizando esse processo é a Domino’s. Até alguns anos atrás um cliente precisava passar por 24 etapas para concluir um pedido. Hoje, ele faz isso em apenas 5.

  • Customização

Segundo pesquisas, cerca de 90% das empresas que investem em customização afirmam ter um excelente retorno por conta disso. Isso porque, o usuário gosta de ter um atendimento único e exclusivo.

Logo, quando você leva isso para a Experiência Mobile, a tendência é que o número de conversões aumente.

  • Integração

Outra dica que pode te ajudar a melhorar a experiência do usuário nos dispositivos móveis é a integração. Isso acaba otimizando o processo como um todo, permitindo que o lead tenha mais facilidade de se tornar cliente.

Por exemplo, se você tem um e-commerce onde o cadastro pode ser feito via Facebook, com toda a certeza os usuários terão mais facilidade para comprar. Afinal de contas, eles não precisarão preencher um formulário super extenso para só então finalizar a compra. Eles fazem tudo apenas com um clique.

Conclusão

Quando o assunto é Experiência Mobile, é necessário investir constantemente nas tendências e inovações do mercado. Tenha em mente que sempre estão surgindo novos recursos voltados para otimizar a navegação através de dispositivos mobile.