O que é PWA? É um termo geralmente usado para especificar aplicativos que utilizam as últimas tecnologias lançadas. Os aplicativos da web são progressivos e tecnicamente regulares, eles podem aparecer ao usuário como aplicativos móveis.

Esse novo tipo de aplicativo combina recursos disponíveis na maioria dos navegadores modernos com benefício da experiência de um aplicativo Nativo. Essa tecnologia web é aplicada para permitir o uso muito próximo daquele que é oferecido por aplicativos móveis.

Tecnicamente é uma aplicação híbrida entre web e mobile. Ao invés de você baixar um aplicativo par saber mais informações de um produto, com o PWA você pode ter a mesma experiência sem necessidade de baixar um aplicativo. Nesse caso a interface do navegador como botões, favoritos, barra de endereço e etc são removidos completamente.

Quando utilizar o PWA?

Muitas vezes é difícil compreender o que é PWA. É importante entender para saber quando se deve ou não o utilizar ou na verdade quando é mais benéfico ou não o utilizar. O PWA otimiza muito a resolução problemas e até mesmo a busca de informações que um cliente procura sem que haja a necessidade de baixar um aplicativo móvel.

E então, já deu para entender o que é PWA? Para você entender melhor, pense em uma compra online, você deseja muito saber informações sobre um produto ou até mesmo um serviço e ao invés de você obter a informação no site eles direcionam você para baixar um app que vai te trazer as tão desejadas informações.

Se você não tem interesse de comprar o produto naquele momento está claro que você precisa de utilizar o PWA. Pois com certeza se você baixar um aplicativo sem real intuito de compra imediata com certeza você irá desinstalar ele poucos minutos depois. Daí a necessidade de ser direcionado dentro do próprio site por um PWA.

Quais as vantagens e desvantagens?

As vantagens do PWA são diversas; apesar ter sido lançado a pouco tempo, suas funcionalidades têm agradado cada vez mais aqueles que fazem o uso delas. A maior vantagem de um PWA em comparação a um aplicativo é que o problema do cliente pode ser solucionado imediatamente necessidade de que ele baixe um aplicativo.

Um cliente utiliza o PWA não terá a necessidade de desinstalá-lo uma vez que esse não traz sobrecarga ao aparelho usado. Essa é uma dentre outras vantagens do PWA. Agora que você já sabe o que é PWA. Vejamos suas vantagens:

  • Poucas alterações no código do site;
  • Suporte a utilização em modo off-line;
  • Aplicação com menos de 1 MB;
  • Acesso a API’s móveis como: geolocalização, microfone, câmera etc.

Como nada é perfeito, é claro que o PWA possui suas desvantagens frente aos aplicativos móveis. Embora já esteja sendo muito utilizado por alguns websites, ainda há algumas coisas a serem observadas com o objetivo de melhor a funcionalidade.

Vejamos algumas desvantagens:

  • Não suporta a abertura de um aplicativo 100% online.
  • Um ícone só pode ser adicionado a Home através do padrão Safari, via prompt.
  • Não tem suporte para PUSH Notifications.
  • Em alguns casos não passa a legitimidade de uma aplicação mobile.

Para finalizar, agora que já entendemos o que é PWA, concluímos que é uma ferramenta muito rica. Pois ajuda a fazer a experiência do seu cliente muito mais eficaz e assim aumentar os seus resultados.