A importância do UX Design vem sendo destacada no mundo dos negócios. Ele evita layouts confusos, fornece navegação intuitiva e auxilia na jornada dos usuários. Apesar disso, alguns ainda não entendem “porquê UX Design” e como ele pode ajudar.

A primeira coisa a se saber sobre o UX Design ou User Experience Design (Design de experiência do usuário), é que ele está preocupado no contato de uma marca, produto ou serviço com os indivíduos.

Ele é baseado nas interações humanas e utiliza-se de dados e pesquisas constantes para fornecer a melhor experiência ao usuário. Se ainda não ficou clara a sua importância, acompanhe o nosso conteúdo e descubra os principais benefícios em utilizá-lo.

O que é User Experience Design

Como dito, o User Experience Design está preocupado em criar soluções otimizadas para seus usuários, fornecendo, assim, valor comercial à uma organização.

É o processo de elaboração de produtos que forneçam experiências significativas e relevantes para os seus usuários. Isso envolve o desenho de todo o processo de aquisição e integração do produto.

Considera-se a marca, o layout, sua usabilidade e as suas funções. Ao tornar as interações mais simples e intuitivas, deixa-se uma impressão duradoura, embora não seja apenas este o benefício de sua utilização.

A importância do UX Design

Há três motivos principais que evidenciam a importância do UX Design para os negócios. São eles a redução de custos, o aumento nas conversões e fidelização de clientes, além do benefício de dialogar com boas práticas de SEO. Veja:

A redução de custos através do UX Design

Não há dúvidas que é mais simples – e barato – prevenir problemas que repará-los após o lançamento de um produto. Geralmente apenas 20% dos problemas consistem em erros, de fato. O restante trata de questões de usabilidade.

Com o UX design, estas questões são resolvidas durante a prototipagem. Por ser baseado em testes, são criadas versões “modelo” de um produto onde indivíduos a testam e apontam quais são os problemas em sua utilização.

Ele define todo o escopo e testa os requisitos e recursos do projeto, além da arquitetura da informação, fornecendo melhores estimativas de tempo e custos necessários para a conclusão, evitando que produtos sejam revistos após lançados – o que elevaria os gastos e demandaria tempo.

O aumento nas conversões e fidelização

A redução do esforço de um usuário ao navegar por um site ou aplicativo maximiza o número de conversões de um produto. O UX Design permite ao usuário encontrar o que está procurando através de navegação intuitiva.

Uma boa experiência é favorável a qualquer negócio. Ela ajuda a construir confiança e relacionamento duradouro com uma marca, e o UX Design não apenas atrai novos clientes, mas auxilia na retenção e nutrição dos já existentes a partir da experiência.

Outro fator que evidencia a importância do UX design são as redes sociais, uma vez que possuem interações perfeitas com as mesmas e servem de canal a divulgação por parte dos clientes satisfeitos com a marca.

As pessoas tendem a consumir marcas indicadas por indivíduos que verdadeiramente as conhecem. Espaços para crítica e avaliação do produto, além da sugestão de “as pessoas também compraram”, mostram opiniões e hábitos reais que impactam nas vendas.

UX Design e SEO

Por fim, vale destacar que o Google promove ativamente uma ótima experiência do usuário nos resultados de pergunta. A busca deve fornecer a resposta mais relevante às perguntas e boa usabilidade, o que reflete também nas mídias pagas, como Google Ads.