Sim: a velocidade mobile pode acelerar o seu negócio! Os usuários gostam de sites rápidos e o Google também, inclusive, a velocidade de carregamento de um site é um dos fatores considerados no momento de ranquear a página no buscador.

Sites lentos proporcionam péssimas experiências aos usuários e os robôs (crawlers) do Google levam mais tempo para indexar as páginas, prejudicando o número que será, de fato, registrado ao final.

Por isso é importante entender e investir em estratégias que aumentem a responsividade, mas também a velocidade mobile de seu site para, então, acelerar os negócios. Deseja saber como? Acompanhe!

A relação dos usuários com a velocidade mobile

Primeiro, é importante entender a relação dos usuários com a velocidade dos sites. Experimentos realizados pela Forbes em 2016 mostraram que os usuários do site acessaram menos artigos por dia quando o carregamento das páginas estava lento.

O tempo de carregamento de uma página é o principal fator de abandono da leitura do conteúdo. O usuário padrão não espera pelo resultado; abandona a página e retorna ao buscador para encontrar alguma outra que carregue mais rápido.

Este fenômeno não foi observado somente pela revista, mas diversas outras empresas de diferentes portes e segmentos notaram um fenômeno semelhante, sendo os sites de compra e e-commerces os principais afetados.

O impacto da baixa velocidade mobile em sites de compras

Páginas lentas tiram o foco na hora de realizar a compra. Isso acarreta diversos problemas para pequenas ou grandes organizações, uma vez que a tendência é o usuário abandonar o site e procurar outra página que ofereça o mesmo produto ou semelhantes.

E este não é o único problema. Há diversos usuários que associam a experiência à imagem da marca e não retornam ao site ou tentam comprar outra vez. Os mais radicais afirmam que não comprariam sequer em loja física após a má experiência.

Quando o assunto são sites e aplicativos de compras, a lentidão de carregamento só não é capaz de gerar mais resistência que os preços elevados ou fretes caríssimos.

Porque a velocidade mobile é importante

Atualmente, o principal dispositivo utilizado na realização de buscas por conteúdo ou na obtenção de novos produtos é o smartphone. Estar presente deixou de ser o mais importante, é preciso estar disponível quando o usuário precisar.

Um segundo de atraso no carregamento de uma página pode reduzir as conversões em até 20%. Da mesma forma, uma página que processa rápido a informação ajuda a atrair e a reter novos clientes.

As lideranças do mercado já entenderam a regra e fizeram da velocidade mobile uma de suas prioridades. E é possível melhorar o desempenho através de simples modificações.

Como aumentar a velocidade de carregamento da página

Os ajustes em cache, priorização do conteúdo desejado na parte visível das páginas acessadas pelo celular e otimização da imagem são alguns exemplos que permitem elevar o desempenho de sua página e, assim, acelerar o seu negócio.

A escolha de onde realizar melhorias e como investir é uma das decisões mais importantes para o seu negócio, por isso, lembre-se: A velocidade mobile aponta como um dos principais diferenciais das marcas de sucesso e pode ser o necessário para alavancar a sua!