Saber conquistar novas audiências é indispensável para qualquer empreendedor que queira se destacar na web. É por meio desses novos públicos que o seu negócio pode expandir o alcance e potencializar os resultados.

E saiba que existem várias ferramentas e estratégias para conseguir novos públicos para o seu site, blog ou loja virtual. E abaixo separamos algumas dicas que podem ajudar nessa jornada. Confira!

Aposte em testes A/B para conquistar novas audiências

Uma das dicas para conseguir conquistar novas audiências é focar em testes A/B. É por meio dele que você consegue conhecer mais à fundo os diferentes públicos e assim criar estratégias específicas.

Um exemplo disso é a SBP da Reckitt Benckiser. A empresa criou duas campanhas de comunicação. Uma delas tinha como foco a segmentação demográfica tradicional.

Já a outra focou em comportamentos específicos. E por meio dessa abordagem a marca descobriu novos públicos que poderia alcançar e que não estavam no radar das campanhas anteriores.

Não foque apenas nos dados demográficos

Mais uma das dicas de como conquistar novas audiências é focar nos comportamentos e não apenas nos dados demográficos. Estudos mostram que as campanhas que focam em comportamentos apresentam 40% mais intenção de compra do que aquelas criadas apenas usando dados demográficos.

Isso porque, essas informações demográficas tendem a criar padrões, sendo que até mesmo os consumidores se veem livres deles. Logo, as marcas podem conseguir uma vantagem competitiva focando nessa transição.

Fique de olho nos indicadores negativos para conquistar novas audiências

Muitos empreendedores que trabalham com marketing digital focam apenas nos indicadores positivos. Ou seja, aqueles que mostram que as campanhas estão tendo um bom desenvolvimento.

E isso é um erro.

Afinal de contas você acaba deixando de conquistar novas audiências quando ignora métricas como índice de rejeição de campanhas, taxa de abandono entre outras. Isso porque são esses indicadores que mostram novos públicos a serem explorados.

Por isso, não deixe de cruzar essas informações. Se a taxa de rejeição de e-mails marketing é de 40%, entenda a fundo quem está ignorando suas mensagens e porquê.

Não crie barreiras e padrões limitantes

Você sabia que quase 40% dos hardcore gamers são mulheres? Ou que a quantidade de homens interessados em compras online de itens de decoração é quase a mesma que mulheres?

Esses dois dados mostram claramente como muitas marcas acabam perdendo a chance de conquistar novas audiências por conta de padrões, barreiras e até mesmo estereótipos que não existem mais.

Presumir que apenas homens gostam de jogar videogames com afinco é tão errado quando afirmar que apenas mulheres se interessam por decoração. E esse é um bom exemplo que mostra como focar nos comportamentos e não em dados demográficos (como idade e sexo) pode ser mais eficiente.

Dessa forma, é possível explorar públicos diferenciados e a partir disso criar campanhas focais e assertivas para conseguir mais audiência.

Conseguir conquistar novas audiências não é uma tarefa fácil. Isso porque é necessário estudo e ações constantes. Somente assim é possível expandir o seu alcance dentro da web e potencializar os resultados do seu negócio.