O funil de vendas é uma técnica utilizada para acompanhar seu cliente do primeiro contato com a marca até a efetivação da compra. O funil de vendas para e-commerce é constituído de seções e em cada uma delas você terá uma estratégia para agir com seus clientes.
Entender o que é o funil de vendas para e-commerce e a sua utilidade fará com que você prospecte e fidelize mais clientes.
O que é e para que serve o funil de vendas para e-commerce?
De forma mais simples, o funil de vendas para e-commerce compreende a jornada do consumidor até o momento de compra, ou seja, são as etapas que todo consumidor final passa até efetivar uma compra.
O funil de vendas é de extrema importância, pincipalmente, para um e-commerce, pois é por meio desse processo que é você estabelece estratégias com a finalidade de gerar maior conversão.
Como já abordamos anteriormente, o funil de vendas para e-commerce é composto por seções e cada uma dessas etapas compreende um tipo de interação que o seu possível cliente possui com a sua loja.
As etapas do funil de vendas para e-commerce
Quando abordamos sobre as estratégias podemos dividi-las em 4 etapas principais. Atração, ativação, decisão e fidelização. Cada uma dessas etapas corresponde a um nível que o cliente está em sua loja.
Entenda agora o que corresponde cada uma dessas etapas:
-
Atração:
A atração é o nível inicial onde seu possível cliente conheceu sua loja, por meio de anúncios ou outro tipo de conteúdo. A atração é o primeiro contato que as pessoas possuem com a sua loja. É importante que você possua uma presença digital, pois antes de efetivar a compra muitos buscam conhecer melhor a marca ou loja nas redes sociais por exemplo.
Nessa etapa é necessário que você aposte em conteúdo de valor, que demonstrem de forma clara quais as soluções que sua marca ou produto traz, quais valores eles agregam e a sua autoridade.
-
Ativação:
Essa etapa do funil de vendas para e-commerce consiste em criar um vínculo com o possível cliente. Nessa fase você pode investir em captura de informações para que você consiga um contato mais direto.
Uma ótima forma de conseguir informações como e-mail, telefone e idade por exemplo é por meio das iscas digitais, assim a pessoas oferecem os dados em troca de algo relacionado aos seus produtos.
-
Decisão:
A etapa da decisão do funil de vendas para e-commerce corresponde ao público que tem uma interação com a marca nos meios digitais, ou seja, são pessoas que conhecem a marca, sabem das soluções que seus produtos ou serviços oferecem e sabem da sua autoridade.
Com esse conjunto de estratégias, como a apresentação de ofertas, é uma forma eficiente de efetivar compras em seu e-commerce. A última etapa é a principal de todo o processo de funil de vendas para e-commerce.
-
Fidelização:
Muitos e-commerces acabam finalizando a jornada do cliente após a compra, no entanto, o funil de vendas para e-commerce finaliza com a seção do pós-venda. É importante fidelizar um cliente, para que ele volte outras vezes.
Nessa etapa, busque feedbacks e mantenha uma interação pelos meios digitais. Manter um cliente tem um custo menor em comparação a adquirir um novo cliente.
Utilize o funil de vendas para e-commerce e identifique em qual etapa o seu público se encontra, cada etapa dessa possui estratégias específicas. Utilize as estratégias certas para conseguir mais conversões.
Gostou do texto? Então acesse o blog da Pixelmade para ter acesso a mais conteúdos como esse. Clique Aqui!