Nathan Vidal
CEO e Co-Founder da Pixelmade
Saber o que é KPI é importante para empreendedores que querem entender os resultados se suas estratégias. Isso porque, elas ajudam a entender a performance das ações.
No entanto, é comum que muitas pessoas acabam confundindo KPI com outros tipos de informações que também são importantes para quem trabalha com marketing digital. E nesse post vamos explicar a fundo essa diferença. Confira!!!
Mas afinal de contas o que é KPI?
Vamos começar explicando o que é KPI. Essa é a sigla para a expressão Key Performance Indicator, que em português significa Indicador-Chave de Performance.
Basicamente, as KPIs são indicadores que conseguem analisar ações, estratégias, atitudes ou outras iniciativas. O objetivo deles é justamente verificar se essas ações estão tendo o desempenho que a empresa previa.
É utilizado para avaliar se determinadas iniciativas, atitudes ou ações estão atendendo ou superando as expectativas do público quanto à promessa trabalhada na campanha.
Qual a diferença entre métrica e KPI?
Além da dúvida sobre o que é KPI, muitos empreendedores acabam confundindo esse tipo de indicador com as métricas.
De modo geral podemos afirmar que uma métrica não é igual a uma KPI. No entanto, um indicador-chave pode ser uma métrica. E o que isso quer dizer?
Basicamente as KPIs são indicadores que mostram que uma empresa atingiu ou não os resultados esperados. Por sua vez as métricas são usadas para mensurar pontos específicos dentro dessas estratégias.
Enquanto o primeiro tipo de indicador te ajuda a obter os melhores resultados, o segundo te mostra aspectos importantes para que você consiga concretizar as metas.
Como escolher as KPIS adequadas para o seu negócio?
Cada negócio pode ter KPIS totalmente distintas. Afinal de contas elas indicam ações e atitudes. Por isso o primeiro passo para estabelecer esses indicadores é saber o que é KPI.
Em seguida, você deve determinar o que é relevante para que o seu negócio consiga alcançar uma meta. Por exemplo, digamos que você queira aumentar o ticket médio da sua loja virtual, você precisa criar indicadores que te mostrem o volume de vendas e os valores médios.
Não faz sentido, nesse caso, avaliar o tráfego em sua landing page. Mas se o objetivo fosse conseguir mais leads para o seu empreendimento, talvez esse indicador fosse interessante.
Para você entender o que é KPI, de forma simples, as KPIS precisam estar ligadas aos resultados que o seu negócio almeja. Por conta disso, é válido sentar e fazer alguns questionamentos a si mesmo.
- Quais as metas que você deseja atingir?
- É possível mensurar a jornada para atingir esses objetivos?
- Essas metas são realmente relevantes para o seu negócio?
- Quanto tempo será necessário para atingir os objetivos almejados?
É preciso ter em mente que os Indicadores-chave errados vão prejudicar a sua estratégia. Isso porque eles irão mostrar dados que não possuem qualquer relação com aquilo que o seu negócio almeja.
Por isso, agora que você sabe o que é KPI, não deixe de estudar com calma os aspectos acima e outros que te ajudem a entender os resultados almejados. Assim será mais fácil elencar esses indicadores.