Fidelizar clientes é essencial para qualquer negócio que queira manter bons resultados. E uma das melhores estratégias é unir CRM e marketing de relacionamento.

Com esse tipo de abordagem, é possível criar campanhas direcionadas que podem gerar uma taxa de fidelização superior.

Além disso, também é possível criar uma base de informações sobre os clientes poderosa, que pode ser muito útil na criação de promoções.

Continue lendo esse post e descubra o que é CRM e como adotar essa estratégia no marketing de relacionamento para otimizar a fidelização do seu público.

Confira!

CRM e marketing de relacionamento: Como melhorar a fidelização de clientes?

Para entender a utilização de marketing e CRM, antes de mais nada é preciso explicar do que se trata a ferramenta CRM.

Essa é a sigla para Customer Relationship Management. Esse é um tipo de solução de gestão, com foco no cliente.

Através desse tipo de ferramenta, é possível recolher uma série de informações sobre os consumidores, que podem ser usadas em diversos tipos de ações. Além disso, ela também permite a centralização de processos e tarefas.

O grande diferencial de um CRM, é que ele pode otimizar as estratégias de marketing de relacionamento. Isso porque, é possível automatizar uma série de tarefas.

Como essa ferramenta abrange três áreas automação de gestão do marketing , gestão comercial e a gestão de serviços\produtos ao cliente, ela permite que a equipe tenha mais agilidade para lidar com o desenvolvimento de campanhas, mensuração de métricas, e alimentação do banco de dados.

Como usar o CRM no marketing de relacionamento?

O CRM pode ser usado de várias maneiras dentro do marketing de relacionamento. Mas entre as principais abordagens com esse tipo de ferramenta estão:

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ótima maneira de promover a fidelização. Isso porque, através dele é possível enviar conteúdos, mensagens e campanhas focadas em cada lista de contatos.

Desde aqueles clientes que abandonaram carrinho, até aqueles que já comprovaram uma vez.

Programa de fidelidade

O desenvolvimento de um programa de fidelidade representa uma excelente forma de usar CRM no marketing de relacionamento. Através desse tipo de programa, é possível presentear os consumidores fiéis com condições exclusivas.

E para isso, o empreendedor pode utilizar o banco de dados do próprio programa de CRM. E por meio dele mesmo é possível fazer a triagem de clientes, para saber quais podem ter acesso as condições diferenciadas.

Envio de newsletter

Outra forma de aliar CRM e marketing de relacionamento é por meio da criação de newsletters específicas para determinados grupos de clientes. Uma newsletter nada mais é do que uma lista com todas as novidades do seu e-commerce.

Contudo, nem sempre todos os lançamentos ou produtos em promoção interessam a todos os clientes. E é por meio do CRM que você poderá fazer essa triagem para enviar apenas aquilo que possa realmente estimulara fidelização.

Essa ferramenta, alinhada a estratégia de marketing de relacionamento, pode agregar uma série de benefícios para o seu negócio. Por conta disso, à pena investir em um bom programa de gestão de clientes.

Ficou com alguma dúvida sobre CRM e marketing de relacionamento? Aproveite para deixa-la nos comentários

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