Nathan Vidal
CEO e Co-Founder da Pixelmade
Atualmente, a otimização para mecanismos de buscas, também conhecida como SEO (Search Engine Optimization) é um dos termos mais conhecidos e utilizados por profissionais da área de marketing, mas é comum nos depararmos com pessoas que confundem ou possuem dúvidas quanto a estratégia. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para facilitar o seu entendimento e aumentar sua captação de leads.
SEO ou SEM?
Para evitar confusões, precisamos separar esses dois termos que, apesar de atuarem nos mecanismos de buscas, funcionam de modos diferentes para captar usuários e gerar leads.
SEM
Também conhecido como Search Engine Marketing é uma estratégia de captação de usuários em buscadores através de anúncios de texto, imagens e vídeos. Essa estratégia ficou popular por conta da ferramenta Google Adwords e os Links patrocinados, que são anúncios que aparecem no topo e no rodapé das páginas de pesquisa do Google.
SEO
Diferente do SEM, o SEO é um conjunto de estratégias para que as páginas do seu site apareçam como resultados orgânicos nas pesquisas e, aos poucos, aumentem a sua posição nos resultados. Como estamos falando dos resultados orgânicos e não anúncios, isso não gera um investimento constante para captação de usuários, mas pode demorar tempo e esforço para alcançar um patamar elevado.
Trabalhe com os buscadores
Todos os principais buscadores possuem fórmulas diferentes de como classificar se sua página é relevante ou não. No entanto, todos eles priorizam a produção de conteúdo original e autoral, ou seja, crie e não copie textos e vídeos de outros sites.
Sua página será quantificada
Para otimizar corretamente a sua página, além de produzir um conteúdo autoral, é necessário entender que os buscadores vão quantificar sua página em categorias como:
- Quantidade de texto
- Palavras-chaves e sua quantidade
- Codificação limpa
- Velocidade da página
- Identificação de informações
É comum vermos empresas que aplicam algumas dessas estratégias e acabam esquecendo dos usuários que vão acessar as páginas, o resultado é uma página com textos sem nexo e poluída.
Por conta disso, o SEO deve ser feito com muito cuidado e, assim como qualquer estratégia de marketing, deve ser parte de um planejamento de marketing digital.
Conheça as palavras-chaves
As palavras-chaves vão sempre impactar em como o lead chega até você, mas para entender isso, temos que entender o que são elas. Quando um usuário faz uma busca, o termo que ele utilizou para fazer a pesquisa é uma palavra-chave, ou seja, se eu pesquisar “Floriculturas no bairro de Alphaville” no Google, este mesmo termo é a palavra-chave.
Isso deve ser levado em conta na hora de definir sua estratégia de SEO, afinal se você conseguir um bom posicionamento utilizando a palavra-chave “Floriculturas no bairro de Alphaville”, a sua página irá aparecer como um dos primeiros resultados para quando fizerem essa pesquisa.
Blog
Ter um blog no seu site é essencial para uma boa estratégia de SEO, ele facilita a inclusão de conteúdo e a utilização de um leque mais abrangente de palavras-chaves para captar leads. Lembrando novamente que pessoas vão chegar até as páginas que você otimizou, então não crie apenas um conteúdo excelente para buscadores, mas também para o leitor.