Se você está chegando agora no universo do empreendedorismo e das start-ups, já deve ter se deparado com o termo lead em sites, ferramentas, estratégias de marketing e captação de clientes. Pensando nisso, criamos esse artigo para explicar melhor o termo e suas aplicações.

Antes de explicarmos melhor o termo, temos que entender algumas diferenças de categorização de usuários, assim evitamos erros e confusões na hora de se comunicar utilizando a palavra leads ou outros termos.

Público-alvo

O público-alvo ou target é o segmento da população que você deseja atingir com a sua comunicação, este termo é muito utilizado ao criar o planejamento de marketing de uma empresa. Confira o exemplo abaixo.

Público-alvo para o produto A
Sexo: Feminino
Idade: 25 até 35 anos
Localização: Alphaville, Barueri
Gostos: Viagens internacionais

Visitantes

Os visitantes ou usuários são aquelas pessoas que acessam seu site e navegam por ele, essas pessoas ainda não são definidas pela sua intenção de compra e podem ou não pertencer ao seu público-alvo, isso vai depender se sua origem.

Um exemplo que podemos dar é quando acessamos os dados de um site no Google Analytics, a quantidade de acessos é feita mensurando os visitantes do seu site ou sua página.

Leads

O termo lead é designado para uma pessoa que mostrou interesse em seus produtos ou serviços e efetuou uma ação de contato com a sua empresa, seja ela enviando um formulário de contato, ligando para saber preços, participando de sua lista de newsletter ou fazendo o download de um eBook.

Oportunidades

Após um lead demonstrar interesse pelos seus produtos ou serviços, ele é classificado como uma oportunidade de conversão, ou seja, alguém que tem o potencial efetivo de gerar uma venda a empresa. Um exemplo clássico de uma oportunidade é a pessoa que efetua um test-drive numa concessionária de carros e procura obter informações sobre valores e financiamento do veículo.

Clientes

Por último na escala de termos, os clientes são pessoas que já efetuaram uma compra de um serviço ou produto com a sua empresa. Para pessoas nesse grupo são aplicadas estratégias de fidelização e re-ativação, ou seja, efetuar uma nova compra.

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